Retorno dos tratamentos pós-isolamento social

A Clínica Life Search tem o propósito de ajudar pessoas a atingir a desejada gravidez, sempre que alguma dificuldade se apresenta. Sabemos como é difícil e frustrante se deparar com essa dificuldade, e buscamos sempre tornar o caminho até a gravidez o mais leve e curto possível.

A pandemia do Corona vírus interrompeu os tratamentos de reprodução assistida no mundo inteiro, até que se tivessem mais informações a respeito dos riscos que a Covid-19 poderia trazer para a gestante e para o bebê.

Passados 6 meses desde a descoberta do vírus na China, a maioria das informações até agora não mostra aumento de risco significativo na gravidez. Há dúvidas ainda sobre a possibilidade de transmissão vertical (a gestante passar o vírus para o bebê ainda dentro do útero) e também sobre a possibilidade de, caso o vírus infectar o bebê dentro do útero, vir a causar alguma malformação. Por outro lado, o adiamento dos tratamentos de reprodução assistida pode levar a redução nas chances de sucesso dos tratamentos, pois sabemos que a qualidade dos óvulos se reduz com a idade.

Diante disso, as sociedades científicas e a ANVISA estão recomendando a retomada dos tratamentos para engravidar, sugerindo que o início seja gradual e que sejam priorizados os seguintes casos:
• a idade da mulher avançada;
• baixa reserva ovariana;
• casos oncológicos;
• outros casos específicos.

Há ainda a recomendação que os pacientes que não se enquadrem nos casos acima, adiem um pouco mais a realização dos tratamentos. A realização das transferências embrionárias deve ser avaliada de acordo com a situação epidemiológica local, com sugestão geral de congelar os embriões e deixar a transferência para um momento futuro.

Cada serviço de reprodução humana deve estabelecer um protocolo interno de quais casos serão priorizados, assim como quais as medidas de proteção serão adotadas para reduzir o risco de transmissão do Corona vírus.
Considerando tudo isso, estamos retomando os atendimentos na Life Search, presenciais ou por teleatendimento, onde poderemos decidir individualmente com cada paciente a conveniência ou não de realizar o tratamento no momento atual.

O telefone para marcação continua o mesmo 31-3327-1030, assim como pelo Whatsapp, pelo número 31-99581-2198.

Aguardo vocês!