ALERTA: nem tudo que você ingere faz bem na gestação

Como já se sabe, o apetite da maioria das mulheres durante a gravidez aumenta bastante. Porém, na hora de escolher os alimentos, é muito importante saber quais são liberados e quais são proibidos. Neste texto vou apresentar aquelas comidinhas que parecem inofensivas mas fazem muito mal à saúde do seu bebê. Confira:

Cafeína – a cafeína não está presente apenas no café, mas também em chás, como chá verde, chá mate, chocolates, bebidas energéticas e refrigerantes a base de cola. Ingerir cafeína em uma quantidade elevada pode trazer danos à gestação ou resultar em aborto. Para quem não despensa o uso da cafeína, é recomendado que não passe de 300mg por dia (equivalente a três xicaras de 240ml).

Molhos caseiros para salada – ovos crus são bastante usados no preparo de molhos caseiros como maionese, molho holandês, molho de alho, entre outros. Caso você queira consumir algum molho, prefira os industrializados, pois são feitos com ingredientes pasteurizados.

Carnes cruas ou mal cozidas – podem abrigar um parasita chamado toxoplasma, além de uma variedade de bactérias, devendo ser, portanto evitadas.

Sorvete – cuidado com os sorvetes, principalmente os artesanais, que podem ter sido feitos com leite não pasteurizado e frutas que não foram higienizadas adequadamente.

Queijos pastosos – comer queijos maturados como brie, camembert e gorgonzola pode ser arriscado. Eles podem abrigar uma bactéria chamada Listeria, que tem sido associada ao aborto, parto prematuro e morte do bebê. Prefira os queijos duros como cheddar e parmesão. Podem não ser pasteurizados, mas contém um índice menor de água, podendo evitar a multiplicação da bactéria Listeria. Mussarela e queijo feta podem ser consumidos normalmente, desde que sejam feitos com leite pasteurizado.

Álcool – o álcool é contraindicado, mesmo que em pequenas quantidades, pois ao passar pela placenta, o álcool é metabolizado pelo fígado do bebê, permanecendo no pequeno organismo por algum tempo. Isso acarreta uma série de problemas, como malformação, retardo mental, problemas cardíacos, alterações no rosto e diminuição do tamanho do crânio.

Esses são alguns alimentos mais comuns que não são benéficos para as futuras mamães. Se você tem alguma dúvida faça contato aqui no blog ou pelo link Fale Conosco do meu site. Terei o maior prazer em ajudar!

“Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *