Como saber se você tem problemas com a fertilidade

Você parou com o uso de anticoncepcionais, tem relações sexuais regulares há mais de 12 meses, mas ainda não conseguiu engravidar? Preste atenção, pois isso pode ser um sinal de infertilidade.
A infertilidade atinge cerca de 15% dos casais atualmente. Costuma-se pensar que esse é um problema exclusivo das mulheres, mas alguns fatores fazem os homens serem inférteis, tais como a varicocele ou consumo excessivo de álcool. Por outro lado, se a mulher suspeita de infertilidade, deve estar atenta a algumas doenças como endometriose, problemas de ovulação, ovários policísticos e obstrução nas trompas.
Abaixo explico melhor sobre cada uma:

Nas mulheres:
Endometriose
A endometriose é uma das principais causas de infertilidade feminina e acomete cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos). A doença é caracterizada pela presença do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, fora da cavidade uterina. Alguns sintomas são cólicas menstruais fortes e fluxos intensos, dor durante as relações sexuais, fadiga crônica e exaustão, alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação.

Problemas de ovulação
Qualquer distúrbio que impeça um óvulo maduro de ser liberado pelo ovário. Sintomas: menstruação irregular ou ausente e sangramento leve ou forte demais.

Ovários policísticos
Síndrome caracterizada pela presença de microcistos nos ovários, sendo que a ovulação não acontece normalmente. Sintomas: menstruação irregular, acne, excesso de pelos e ganho de peso.

Obstrução nas trompas
Trompas bloqueadas ou danificadas atrapalham a chegada dos espermatozoides ao óvulos e também, do embrião ao útero. Causas principais: doença inflamatória pélvica, doenças sexualmente transmissíveis como clamídia e laqueadura anterior.

Sugiro sempre estar em dia com o seu ginecologista, fazer todos os exames, tirar possíveis dúvidas e caso a infertilidade acometa você ou seu parceiro(a), não se desespere, existem tratamentos que podem ser realizados para que a gestação ocorra.

Nos homens:
Varicocele
A varicocele é a presença de varizes nos testículos. Muitos homens podem apresentar algum grau da varicocele, mesmo que pequeno, mas quando o grau é relevante, pode prejudicar a produção de espermatozoides, aumentando a temperatura e causando sensação de dor na região.

Consumo excessivo de álcool
Diminui o desempenho e desejo sexual, atrofia as células produtoras de testosterona, causa impotência devido a danos causados pela irrigação sanguínea ligada à ereção, diminui o número e a qualidade dos espermatozoides.

Abaixo deixo mais dicas para os casais que pretendem engravidar:

– Não deixe para engravidar tarde demais
– Caso haja doenças sexualmente transmissíveis, trate o mais rápido possível
– Evite a obesidade ou o baixo peso
– Pare de fumar, pois o tabagismo causa infertilidade.

Espero que tenha ajudado a sanar algumas dúvidas. Se precisar de mais informações conte comigo!