Tintura e outras químicas na gravidez, pode?

Este texto é para você que tem o hábito de pintar os cabelos. Devo alertar para alguns riscos com as tinturas que possuem amônia, pois elas podem causar danos graves ao seu bebê. Muitas optam por usar henna no lugar da tinta. É preciso ficar de olho para comprar uma henna pura e não misturada a outros produtos químicos. Produtos a base de formol como escova progressiva, por exemplo, podem influenciar na formação do bebê. Por isso, sempre oriento minhas pacientes a suspender o uso durante a gestação.
Gostaria de compartilhar com você sobre uma pesquisa que realizei em que descobri como os tipos de tintura agem nos fios e, consequentemente, no seu organismo.

Graduais: contém chumbo, prata, cobre, níquel, bismuto, ferro. O efeito é cumulativo e a cor depende do uso contínuo.

Temporárias: são tinturas têxteis, em partículas grandes, que saem na primeira lavagem.
Semi permanentes: são tinturas têxteis ou de origem vegetal, que saem após quatro a seis lavagens. As têxteis são partículas pequenas, sintéticas, usadas como loções, shampoos ou mousses. Das vegetais, a única ainda em uso é a henna. A cor original da henna natural é vermelha. Existem os compostos de henna, que produzem outras cores, por conterem sais metálicos. E há a tendência de se produzir henna sintética, em tonalidades que conseguem escurecer os cabelos.

Permanentes: penetram na haste dos cabelos e não podem ser removidas. Exigem a presença de água oxigenada e amônia e são as que mais danificam os cabelos.
Reflexos ou luzes: mistura de pó descolorante (persulfato de potássio, silicato de sódio, persulfato de amônio, sílica, lauril sulfato de sódio, EDTA dissódico) com creme oxidante ativador (contendo água oxigenada ou peróxido de hidrogênio).

Se você está gravida e trabalha em salão de beleza, precisa se proteger do contato com vapores químicos e cheiros fortes de produtos com formol e tintas. As máscaras convencionais não são eficazes na proteção, portanto, é melhor consultar seu médico e conversar a respeito das mais apropriadas. Use sempre luvas ao manusear os produtos.

“Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *