Reprodução Assistida: Saiba Como Funciona

Muitos casais tentam engravidar e não conseguem pelas vias normais. Ainda bem que existem técnicas avançadas que podem ajuda-los a realizar o tão desejado sonho de ter um bebê. Aqui explico algumas técnicas para que possa ajudar você a entender melhor o processo da reprodução assistida:

Relação sexual programada:

Essa técnica é normalmente indicada para casais com problemas de ovulação. A mulher usa hormônios que estimulam a ovulação e passa por exames seriados de ultrassonografia. O objetivo é tentar estimar o dia do ciclo mais fértil para ter relações sexuais com seu parceiro.

Inseminação intrauterina:

Essa técnica é usada para homens que têm espermatozoides com dificuldade de locomoção, mas também pode ser usada em casais com dificuldade de ter relações, em casos leves de endometriose ou em casais com infertilidade sem causa aparente. O esperma é recolhido e passa por um tratamento por meio do qual é feita uma seleção com os espermatozoides com movimentação normal. Eles são injetados no útero por meio de um cateter. Em alguns casos, o tratamento é acompanhado do uso dos hormônios. O objetivo da Inseminação é encurtar o caminho a ser percorrido, aumentando assim o número de espermatozoides disponíveis para tentar fecundar o óvulo.

Fertilização in vitro:

A Fertilização in vitro é o tratamento mais famoso e também o que tem maiores chances por tentativa. Normalmente é indicado em casos em que a fecundação natural encontra-se dificultada (exemplos: alterações nas trompas, alterações nos espermatozoides, endometriose grave, entre outros). Pode ser utilizado também em casos de infertilidade sem causa aparente ou situações em que se deseja o estudo genético dos embriões antes da colocação no útero. Durante um período de 8 a 12 dias, a mulher recebe doses de hormônios para estimular o amadurecimento de vários folículos . Quando os folículos chegam a um tamanho desejado, uma agulha especial é inserida através da cavidade vaginal e realiza a aspiração dos óvulos (procedimento sob anestesia). Os óvulos são colocados em placas de vidro, junto dos espermatozoides coletados e selecionados de acordo com seu formato e mobilidade. Um espermatozoide entra no óvulo, como aconteceria no corpo da mãe. Entre dois e cinco dias depois, os embriões são injetados no corpo da mãe.

Fertilização in vitro com injeção do espermatozoide no óvulo (ICSI):

A ICSI é indicada em casos de diminuição acentuada na quantidade,qualidade ou movimentação dos espermatozoides. É indicada também em casos de falhas de fertilização anteriores pela FIV tradicional. Há uma seleção de espermatozoides  que são injetados diretamente dentro do óvulo. O embrião é inserido no corpo da mãe da mesma forma que acontece na fertilização in vitro clássica.

Você tem alguma outra dúvida sobre os tipos de tratamento? Faça contato aqui no blog ou pelo link Fale Conosco do meu site.

“Compartilhe

Comments 2

  1. Adriana Sales

    Bom dia doutor dou Adriana Sales,estou a dois anos na fila de espera do SUS,para o tratamento da inceminacao em vitro,pois sou operada,fui operada aos vinte anos meu ex marido pagou cem meu consentimento,tomei anticoncepcional bdurante trese anos após minha última filha hoje ela está com 17,anos me casei de novo já a set anos meu esposo não tem filho por isso estamos correndo atrás de realizar nosso sonho de construir uma família juntos,hoje tenho 38,anos gostaria de saber o valor da inceminacao em vitro,pois quanto mas espero Ms complicado sei que fica,para meu sonho de reconstruir minha vida.

    1. Dr. Francisco de Assis

      Oi Adriana! Então, não consigo precificar exatamente para você aqui. Mas pode entrar em contato com a minha secretária Rose que ela pode lhe orientar (31) 3327-1030.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *